Professor Mazza

Professor de Direito Administrativo e Tributário. Minha missão é o sucesso. 
www.escoladomazza.com.br

Como usar o Instagram para captação de clientes

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre como usar o Instagram para captação de clientes.

Estamos nesse mês dezembro afiando nosso machado, preparando a ferramenta para que o ano que vem seja o ano da virada, para que seja um ano espetacular na advocacia, o ano em que você vai virar o jogo na advocacia e eu te convido nesse projeto, de segunda a sexta, durante todo mês de dezembro às 7:07, por isso que chama 707,para eu te contar quais são as grandes oportunidades, quais são os nichos que em direito público estão bombando e o meu objetivo é muito simples, eu quero fazer parceria com você para nós ganharmos dinheiro junto, eu te ensino qual que é o filé do mercado, como que faz para você entrar nesse mercado de direito público e depois, quando você tiver voando, me chama para dar parecer, fazer sustentação oral, para parcerias em grandes casos

Porque o objetivo é esse, preciso formar um time de super advogados e super advogados de alta remuneração em direito público, pessoas que querem começar do zero, que não tem vícios, que não fazem parte de monopólios, que existem por aí nas causas de direito público e vamos nos ajudando.

Preciso que você dê o seu 100% nessa parceria, porque eu vou entregar também os meus 100% é nós vamos juntar os nossos esforços para atingir os objetivos, conto com a sua decolagem com o bico do avião para cima na advocacia, para que a gente possa crescer junto o ano que vem, vai ser o seu ano na advocacia, porque o meu, com certeza absoluta, será.

Me desliguei de todas as instituições onde eu trabalhava para ficar em regime de dedicação exclusiva a vocês, aos alunos da minha escola e quando eu tomei essa decisão, queimei a ponte, porque não tenho volta e já está dando certo.

Nesse momento de crise econômica em que, infelizmente, estamos vivendo, parecendo que vai melhorar com o prenúncio das vacinas, a crise está dando sinais de que vem perdendo força, mas a recuperação vai se no médio prazo.

 Com um cenário de crise, os ramos do direito privado se encolhem, porque as pessoas estão sem dinheiro para pagar advogados, sejam os empregados, no direito trabalhista, sejam os empresários do direito empresarial, os particulares no direito civil.

 No ramo do direito público, mesmo com a crise, só tende expandir, porque nós advogamos contra o Estado e o Estado costuma tomar duas providências, quando se dá uma crise econômica: aumenta tributos para gerar mais receita, e isso se faz sacrificando os direitos e garantias do contribuinte e, por outro lado, reduz despesas, atropelando garantias dos servidores.

 Servidor público não é um nicho, nicho e área de atuação. O nicho de servidor é direito administrativo, servidor público é o subnicho, a especialização dentro da especialização.

Existem escritórios com remuneração de empresas multinacionais, com centenas e centenas de advogados contratados, ou então, a pessoa é generalista e também atende servidor público, o que é uma estratégia pro começo, porque depois que começamos a atender várias frentes, precisamos nichar em alguma específica, senão nós vamos perdendo espaço em cada uma das áreas de atuação.

As causas para servidor são altamente repetitivas, não tenho trabalho de pensar caso a caso. No direito civil, por exemplo, dificilmente você tem demandas de grande escala repetitivas, cada caso é um caso.

 Se não me engano, no Brasil, temos 16 milhões de servidores públicos na ativa e 16 outros milhões que já estão aposentados, o mercado tem 32 milhões de servidores, então as causas são repetitivas.

 O servidor público é o melhor cliente que podemos ter, porque se ele não pagar os honorários contratuais, podemos pedir a penhora do vencimento, do provento de aposentadoria, sendo descontado direto na fonte pagadora.

Servidor tem remuneração fixa mensal, podendo se programar para fazer pagamento dos nossos honorários, sendo mais fácil fechar contrato com servidor.

 Outra coisa, nós advogados passamos por um problema muito sério, a falta de oportunidade. O inexperiente vive um dilema, não consegue ter experiência, ninguém nos ensina isso na faculdade de direito, só aprendemos a teoria. Não existe construção teórica brilhante suficiente que resista ao primeiro caso concreto.

 Quem está dentro desse clubinho fechado não quer abrir espaço para outras pessoas, porque é uma mina de ouro. Por isso tomei a decisão de ensinar advocacia de verdade, ou pelo menos iluminar as grandes oportunidades.

 Outro drama muito grande é a captação de clientes. Temos que ir atrás do cliente fazendo a chamada prospecção ativa, aquela postura em que mostramos o conteúdo para o cliente, via internet, criando conteúdo.

Tenho falado muito disso, segunda-feira eu expliquei como que montamos essa estrutura, arrumamos um site, um blog, uma fanpage, conteúdo, que vai ser apresentado por meio de um banner, que é uma imagem com um título chamativo. Nesse banner a gente chama atenção do possível cliente final, denominamos o prospecto, mas não oferecemos serviço, não prometemos resultado.

 Vimos, na terça-feira, que existem restrições da OAB, tanto a oferecer serviço quanto a prometer resultado, essas são duas proibições são inegociáveis. O que podemos fazes é marketing de conteúdo.

 Impulsionando esse banner, a pessoa clica no “saiba mais” e vai ser remetida para o texto explicativo, que vai estar no site, no blog, na fanpage, com uma linguagem 100% acessível, deixando nosso e-mail no final.

Estamos estudando, nessa semana, essa arte, que consiste em ter uma conta de negócios no Instagram, no Facebook, e essa conta vai impulsionar conteúdo e quando você tiver fazendo um anúncio do conteúdo o Instagram e no Facebook permitem que você coloque o perfil do destinatário.

Então você vai escolher, diante daquela oportunidade de negócio que você está promovendo, qual que é o perfil do cliente, se ele é servidor público, se você quer uma faixa etária específica, na sua região.

É incrivelmente barato fazer esse anúncio, com coisas sensacionais, primeiro: você está anunciando onde está a atenção das pessoas, porque a atenção das pessoas não está no jornal, não está na revista, não está no cartãozinho da rua, não está no “homem placa”, as pessoas estão olhando para o celular o dia inteiro e o anúncio aparece ali.

A segunda vantagem é que quando fazemos isso o cliente nos procura, porque ele ficou interessado naquele texto explicativo, ele percebeu que existe ali uma possibilidade, uma oportunidade para ele entrar na justiça. Por isso que eu chamo de prospecção ativa, porque a gente mostra o conteúdo e fica esperando.

É muito barato fazer isso, eu disse que se você colocar r$ 6 por dia, em anúncios do Instagram e do Facebook, no mês, vão mostrar esse anúncio para 16 a 48 mil pessoas, que são exatamente o perfil que você definiu e que para isso fazer sentido, é necessário trabalhar com uma oportunidade na advocacia, que seja escalável, que possa ter uma quantidade significativa de pessoas que se enquadrem naquela oportunidade.

 Por exemplo, se eu sou advogado de direito de família, vou ter dificuldade de fazer um anúncio desse, para quem eu dirijo, todo mundo tem família, pra quem eu dirijo isso? Agora, se eu advogo para servidor, para contribuinte, consigo acertar no anúncio como se fosse um tiro de sniper, essa é linguagem que se usa no marketing digital.

 Mas alguém pode me dizer: ô Mazza, mas eu não sei criar blog, site ou nem tenho isso ou se tenho não fui eu que fiz, que eu não sei criar banner de imagem, não sei fazer um texto que não seja para iniciados, só sei escrever que nem advogado, não sei fazer se impulsionamento, não sei nenhuma dessas coisas que você falou.

Mas não é você que vai fazer, eu passei uma dica na segunda-feira, dica muito preciosa, eu estou abrindo os segredos da minha escola, como que eu faço. Me capacitei por muito tempo para conseguir fazer isso, gastei uma fortuna, errei para caramba e você não vai precisar gastar uma fortuna, como eu gastei, porque estou mostrando os atalhos, e um dos atalhos que eu uso é: não perder tempo fazendo coisa em que eu não sou bom.

 Qual foi a dica que eu dei? Entrar no site que chama 99freelas.com.br, site de prestadores de serviço por tarefa, você descreve o projeto que quer fazer, site, alguém que administra redes sociais, fazer banner, transformar texto jurídico em um texto que os leigos conseguem entender, tudo isso você consegue publicando um projeto, que profissionais que só fazem aquilo ofereçam aquele serviço, com ótimo preços e são decrescentes.

 Para fazer um banner tem que ser especialista nisso, porque tenho quadrado do Instagram, tem o vertical que é do Stories, tem horizontal que é padrão para o Facebook e para o YouTube e além de tudo se você for publicar no igtv tem que ser um vertical, mas tem informação se concentre no meio, porque você tem que publicar deixando uma mostra no feed, para pessoa clicar e ir para o igtv. Um único banner  tem que ter no mínimo 4 versões, não dá para fazer isso de forma minimamente decente, vai demorar muito, vamos perder o nosso tempo, que é precioso, que a gente poderia usar com prospecção e vai ficar ruim, na melhor das hipóteses.

 Um banner, nas quatro versões, que no mercado custaria uns  r$ 120, você encontra freelas quem faça por 30, 40, por que a gente vive uma crise e esses profissionais estão precisando muito, então, além de tudo ajudamos uma pessoa que está precisando.

 Quando você tiver no 99freelas, publicou seu projeto dizendo do que que você precisa, é tudo de graça gente, ele vai pedir que você coloque a categoria, normalmente é conteúdo de internet, e no momento em que você publica vários profissionais vão oferecer o serviço por e-mail. Todas as vezes que eu uso, não deixo meu anúncio mais do que 30 minutos lá, porque senão lota minha caixa de e-mail, é uma quantidade absurda.

Eu fiz um teste com os meus alunos da advocacia tributária, no curso que chama segredos da prospecção, eu fiz um teste publicando, para mostrar para os alunos em projeto de criação de blog, um outro para fazer banner, um outro para administrar redes sociais, fazer impulsionamento, com meia hora tive que tirar, porque vieram 100, 200, 500 e-mails.

Pra que isso não aconteça, você vai procurar só profissionais 5 estrelas, que foram atrás do seu projeto e entre as cinco estrelas, que são os mais responsáveis, os mais tops, os mais experientes e contrata o que faz mais barato sendo cinco estrelas, essa estratégia que eu uso e não tem erro, é super barato eles cumprem prazo, se você não gostar eles adaptam e são de alta qualidade.

 Não se aventure em fazer, porque hoje o que nós temos de mais precioso é o nosso tempo, as grandes empresas do mundo digital, empresas que eu digo internacionais, vivem economizando nosso tempo, por exemplo o YouTube você digita alguma coisa na busca ele te responde em 5 segundos. O seu tempo é uma preciosidade para você cuidar da sua família, para você se dedicar aos clientes mais importantes do escritório, para você fazer prospecção ativa. Não vai ficar perdendo tempo tentando aprender como fazer todas essas coisas, porque você vai gastar um absurdo de tempo e vai ficar muito ruim. Tudo isso nós já vimos nos encontros anteriores,

Hoje eu quero falar de Instagram!

Eu disse para vocês e eu conto para os meus alunos, da escola da advocacia tributária, que se eu fosse começar do zero hoje, tivesse acabado de sair da faculdade com minha carteira da OAB, ia fazer apenas prospecção ativa pelo Instagram, porque é fácil, é barato e incrivelmente poderoso.

 O Instagram é muito intuitivo, se você pegar uma publicação minha qualquer no Instagram, que seja uma imagem, se eu clicar numa imagem que eu mesmo publiquei vai ter um botãozinho azul embaixo da imagem, à direita, que chama impulsionar, se eu clicar ali o Instagram ele vai pedir que eu coloco um número de um cartão de crédito, que eu indique o público que eu quero e ele começa a entregar aquele conteúdo, para quem eu quiser.

 E as pessoas estão no Instagram, tenho meus queridos que me acompanham pelo YouTube, uma rede muito importante que dá para fazer prospecção, pelo Google, embora seja uma ferramenta um pouquinho mais difícil para quem está começando, mas o Instagram é o mais intuitivo e simples de todos.

Então, eu começaria pelo Instagram, na verdade, eu só faria prospecção ativa pelo Instagram, comece por ele até você pegar o jeito, até você sentir o impacto do retorno, que isso vai ter, porque se começar em várias frentes, às vezes não damos conta de responder todo mundo.

Se estamos gastando dinheiro para impulsionar uma publicação e alguém tem uma dúvida e nos manda o e-mail, temos que atender essa pessoa, se não é jogar dinheiro pelo ralo.

Comece devagarzinho, pequenininho pelo Instagram, nem que seja com r$ 6 por dia, que é o mínimo que o Instagram permite para impulsionamento, para ver se você consegue dar conta, porque é muita procura e é necessário responder a toda demanda de contatos. Com toda essa procura, você precisa se organizar para pegar o melhor perfil de cliente e muita gente acha que isso é um privilégio

Mas, Mazza, eu não consigo escolher cliente o cliente que me escolhe, o que apareceu! Ok! Isso é um momento na advocacia, o começo, o generalismo, que eu preciso pegar qualquer cliente que vier para sustentar minha estrutura.

Só que eu tenho falado para você, a prioridade número um é conseguir pagar as compras no final do mês, então eu entendo que atuar em várias áreas e pegar qualquer perfil de cliente.

A prioridade dois é, depois que conseguirmos pagar as contas, temos que fazer retirada mensal, porque não adianta sustentar o escritório e ter dificuldades em casa.

É aí que vamos pensar em outros objetivos e eu tenho ensinado como fazer isso.

Primeiro você atende como generalista, abre uma frente nova no escritório, depois você identifica qual é o nicho mais promissor, começa impulsionar conteúdo só desse nicho, começa a entrar clientes novos e vai “demitindo” clientes que não são tão legais, fazendo parceria com escritórios que possam atender, e dentro de um nicho, vamos começando a se especializar.

Quando tivermos clientes só desse nicho e conseguir atingir os dois objetivos fundamentais, pagar as contas e fazer uma retirada para gente conseguir viver com dignidade, vamos subnichar, fazendo o mesmo processo.

Eu vejo quais são as opções dentro do nicho que eu escolhi (tributário, administrativo, civil) e começo a impulsionar conteúdo só daquele meu subnicho, por exemplo, advocacia tributária com ICMS, até eu conseguir captar tantos clientes do subnicho de ICMS que eu vá “demitindo”, repassando para escritórios parceiros, os clientes que não forem desse subnicho,

Ô, Mazza, porque que tem que nichar e subnichar? Porque se a gente não fizer isso, não vamos achar o mercado sem concorrente, que chamamos de oceano azul, onde podemos atuar com mais tranquilidade.

Nunca vai existir mercados sem concorrência para quem atende vários nichos e muito raramente vai ter o mercado sem concorrente para quem atende é um nicho.

Por exemplo, quem está numa cidade pequena e está subnichando em servidor, só atende servidor, é possível que seja oceano azul, que não haja outro que esteja subnichando, tem generalista, mas generalista não concorre com subnihco e assim vamos nos especializando, até encontrar uma área de atuação que não tem a concorrência.

Se ficarmos a vida inteira como generalista, a advocacia tende a estagnar, quem atende mais de uma área (civil, trabalhista, penal) tem que ter consciência que isso é transitório, só até cumprir os dois objetivos fundamentais.

 Se ficarmos só naquele nicho, acontece a mesma coisa, vou perdendo espaço para esse subnichado e tende a estagnação, por isso essa jornada tem que ficar muito claro, o objetivo final é um oceano azul.

 Porém, nem sempre o oceano azul é definitivo. Posso encontrar o meu oceano azul hoje, exemplo, estou advogando para policiais militares no estado x e eu estou no município Y e ninguém mais faz isso no entorno, mas se aparecer mais um subnichado nessa área, no meu campo de concorrência, aí já não é mais oceano azul, vou ter que subnichar, talvez policiais militares, da minha região, entre 30 e 40 anos, subnichei de novo. Nisso, ele não consegue mais concorrer comigo, pois eu atendo melhor que ele eu sou especialista nesse avatar.

Se lembra o que é Avatar? É o perfil do cliente que eu quero!

Não quero cliente que não paga, que reclama, sem noção que fica ligando no nosso celular no final de semana, manda WhatsApp na madrugada, não quero gente assim.

 Quando eu defino meu avatar, não estou pensando apenas numa área que seja próspera, estou pensando em alguém que tenha as mesmas características de um cliente que eu gosto no meu escritório. Se eu tenho um policial militar, no meu escritório, que ele é aposentado e está na faixa de 60 para 70 anos, é uma pessoa incrível, eu vou procurar por clientes como ele, porque eu quero clientes melhores.

Existem muitas ferramentas, nessa jornada da advocacia, para a gente desenhar o nosso futuro na profissão, de modo, a dar uma estabilidade e que a gente não vive escravo da profissão, porque também não adianta ter uma boa retirada e não ter vida fora da profissão, a advocacia é um instrumento para a gente fazer outras coisas como ter recurso para ficar com a família, viajar, para investir na nossa capacitação, para ajudar os outros, para melhorar a vida da nossa família.

 A advocacia não vai te ajudar na divulgação por você ter pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado.

Para não ser escravo da advocacia, vamos procurando clientes melhores, por esse processo que é a jornada do advogado e vai chegar uma hora que vamos ter cliente do perfil que gostamos, sendo possível dividir o dia e o horário de trabalho, do horário que não queremos atender.

Então, o Instagram é uma ferramenta poderosa, inclusive para não sermos escravos da profissão, que pode ser um buraco negro, que pode ser algo que suga até a nossa alma,

O Instagram consegue entregar conteúdo só para pessoas que estão no perfil do meu cliente, que seja um bom cliente e nem sempre bom cliente é rico, é empresa grande, porque cliente bom é o que paga. Não adianta você ter 10 milionários no seu escritório como clientes eles não pagarem. Adianta advogar para banco e o banco pagar honorários que são miseráveis, como muitas vezes acontece?

Qual você acha que é a posição do Instagram em quantidade de usuários?

Agora que eu me desliguei das instituições onde eu dava aula, ficou mais fácil de me dedicar aos meus projetos, não sei se você já teve essa sensação, me sinto uma pessoa enrolada, uma sensação que você não dá conta, tenho que fazer uma lista com meus compromissos, e se eu acumulo, sinto que não vou fazer nada direito.  De repente eu fui me desamarrando de compromissos, fui conseguindo focar no meu avatar, queimei a ponte e me dedico agora exclusivamente aos alunos da escola.

Pensei, eu não dou mais conta de fazer tudo ao mesmo tempo, virei um generalista, fazia 10 coisas diferentes ao mesmo tempo. Escrevia livros, aceitava palestra, e cobrava caro para dar palestra, não faço de graça a 10 anos, só que uma pessoa que escreve livro, da palestra, advoga, tem a própria escola, dava aula em quatro instituições diferentes.

Chegou um momento que a minha sensação que meus livros estavam mais ou menos iguais a cada edição, as minhas palestras tinham caído de qualidade, embora cobrasse muito caro, sentia que eu não estava mais rendendo, dando aulas nas instituições, porque eu sempre estabeleci que eu tinha que ser um profissional de alto rendimento,

Hoje eu consigo respeitar minha lista de obrigações, porque eu subnichei,

não porque eu sou incrível, é porque eu precisei fazer isso e eu só cresço no mercado se eu fizer igualzinho a cada um de vocês e só consegue fazer bem uma coisa, quem se especializou naquilo.

No exercício da advocacia é exatamente igual, ou temos a visão de onde temos que chegar e quais os passos para chegar lá, para um dia estar no oceano azul ou a gente não vai conseguir ter a sensação de que o avião está com o bico para cima, ou seja, que estamos numa ascendente, ao final de um período de 6 meses a 12 meses eu consigo ver um progresso. Não adianta achar todo mês vai ter um crescimento matemático, tem vezes em que o mês não é bom, mas no período vai compensando, crescendo e ganhando dinheiro.

O melhor termômetro para medir se, profissionalmente, nós estamos atingindo os nossos objetivos ou estamos estagnados é a remuneração. Não é normal um escritório operar no vermelho, é comum, mas não é normal. Não é normal ser escravo da profissão, é comum, mas não é normal. Não é normal a remuneração ficar estagnada ou reduzir, isso é comum, mas não é normal, isso é um avião com bico para baixo.

Pode demorar uma semana, meses, anos, mas um avião com bico para baixo nunca vai ter um final feliz, não existe estabilizado, estamos crescendo ou diminuindo.

Chega uma hora que não aguentamos mais financeiramente, ficamos estagnados, com aquela sensação de que não estamos crescendo. Por isso que o Instagram é uma ferramenta tão importante.

Vale lembrar, vamos ter a semana gratuita de treinamento “Advogue para servidores”, em janeiro, tem um link na minha Bio do Instagram para você se inscrever e nesse treinamento vou mapear as oportunidades que é esse mercado.

Qual você acha que é a posição do Instagram em quantidade de usuários?

O Instagram está em sexto lugar na lista das redes com a maior quantidade de usuários, em primeiro lugar é o Facebook, com 2,6 bilhões, segundo lugar YouTube, terceiro lugar o WhatsApp, quarto lugar tá o Tiktok, tem 1,5 bilhão de usuários, o Ichat, que é uma rede social chinesa , com 1,2 bilhão e o Instagram está em sexto lugar, com 1 bilhão de usuários.

Em termos de quantidade de usuários, o Instagram é a metade do YouTube, que é a metade do WhatsApp e bem menor do que o Tik Tok.

 Uma das vantagens no Instagram é que é fácil de promover conteúdo e quando eu digo promover não é para ter seguidor, não é ficar promovendo conteúdo de humor, de entretenimento, de auto ajuda, nós atraímos pessoas pelo conteúdo que oferecemos. Se o Instagram só tem foto de viagem, quem vai seguir o Instagram com foto de viagem é quem gosta de viajar.

Se nós temos um objetivo profissional com o uso das nossas redes, esse objetivo tem que ser baseado em conteúdo voltado para o nosso Avatar e vamos impulsionar esse conteúdo. Separe o perfil pessoal do perfil profissional.

Mazza, eu crio o Instagram do meu escritório ou meu, pessoal?

Sempre recomendo criar o perfil pessoa física, porque as pessoas gostam de interagir com pessoas, não com empresas, as pessoas gostam de ser atendidas por pessoas, não por escritórios, não por supermercados, não por operador. Eu tenho meu perfil “professor Mazza” no Instagram e não “escola do Mazza”, porque eu quero atender as pessoas, como pessoa, mas tenho perfis pessoais.

 As pessoas têm a falsa sensação de que publicando conteúdo na internet elas não precisam anunciar, nossos seguidores não são nossos na rede social, seguidores são da rede social, por exemplo, tenho 252 mil seguidores no Instagram, 160.000 no Twitter, no Facebook quase 200 mil, tem muito seguidor da mais de 500.000 somando tudo, mas uma publicação que eu faço atinge, no máximo, 2% dos meus seguidores se eu não pagar. As pessoas não recebem o conteúdo.

O meu Instagram, por exemplo, tem 252 mil pessoas, um post que eu publico hoje, que eu não pague para impulsionar, vai ser entregue para 5.000 pessoas, dos meus 252 mil seguidores, porque eles não são meus eles, são do Instagram.

Muitas pessoas não recebem o que eu posto, o Instagram não entrega, porque eles querem que a gente pague para entregar, se eu pagar todos os meus seguidores vão ver, mas eu preciso impulsionar, não caia nisso de ficar atrás de seguidor.

Por 15 anos da minha carreira eu achava que crescer nas redes sociais era ter mais seguidores e por 15 anos eu fui atrás de mais seguidores, por exemplo, se você fizer o sorteio de um livro, vai aumentar seu número de seguidores, mas vão te seguir porque querem livro de graça.

 Como que a gente paga com o “grátis” o custo do escritório, a escola, a conta de luz, o plano de saúde, então, faz pelo menos um ano e meio que eu não faço sorteio, hoje eu entrego para os meus alunos, mando pelo correio autografado para os alunos da minha escola, claro que não dá para entregar para todo mundo, infelizmente, eu tenho uma limitação como autor de, mais ou menos, 200 livros por ano e eu mando para os meus alunos.

 Não faço mais sorteios, porque não tem sentido, posso ajudar as pessoas de outra forma, mas por muito tempo eu caí nessa pegadinha. Se você anotar, de curiosidade, a quantidade de seguidores que eu tenho hoje, 252 mil, você vai se vai ver que daqui uma semana vai ver que estará em 251 mil, depois, 250 mil, agora que eu estou fazendo impulsionamento na advocacia para servidores, é possível que aumente.

E por que só cai a quantidade de seguidores? Porque, agora, os meus seguidores são prioritariamente pessoas com interesse em advocacia, quem tem interesse em material gratuito, quem tem interesse em primeira fase da OAB, segunda fase da OAB, concursos públicos, vai deixando de me seguir, porque só posto conteúdo para advocacia.

 Não entrego mais esse conteúdo na rede social, porque eu estou sub subnichado, com o tempo eu vou tendo mais seguidores com interesse em advocacia, porque meu conteúdo está dirigido para esse Avatar e as pessoas de outras áreas começam a receber conteúdo de advocacia e elas não querem esse conteúdo por diversos motivos e vai reduzindo a quantidade de seguidores.

Não caia na ilusão da quantidade de seguidores, pessoas que tem milhões e milhões e milhões de seguidores estão impulsionando, estão ganhando e gastando muito dinheiro com isso e não tem nada de errado em fazer isso, hoje você só cresce em redes sociais em quantidade de seguidores se você pagar e pagar muito para rede social, Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e o Google nunca esconderam que eles são empresas altamente lucrativas, não vivem da nossa socialização com as outras pessoas, eles vivem no dinheiro que eles ganham.

Se sua rede social tem o objetivo de negócio é melhor que você tenha 10 seguidores, que são do seu perfil, do que 200 mil que não serão seu cliente. Já pensou, você começa a publicar decisão do STF, STF decidiu isso, STF decidiu aquilo e acha que está abafando. Quem que vai curtir seu comentário dos 2% dos seus seguidores que vão receber esse conteúdo sobre informação do de julgado do STF? Quem vai curtir é advogado. E o que você vende para advogado, nada, não adianta nada.

Presta atenção no que você está fazendo na sua rede social, às vezes, você publica conteúdo que é útil para você, eu adoro, por exemplo, ato teoria do ato administrativo, por muito tempo publiquei conteúdo de ato administrativo.

Até hoje, no Instagram, a minha publicação de vídeo que teve mais curtidas e maior alcance foi uma publicação sobre “efeitos prodrômicos do ato administrativo”, acho que as pessoas estranham nome, são efeitos iniciais do ato administrativo, quando um decreto expropriatório é assinado o ato administrativo, ele gera o efeito prodrômico de mudar o regime jurídico daquele bem que está sendo expropriado, a hipoteca vai desaparecer, o contrato de locação vai se desfazer.

Agora te pergunto: quando que vai aparecer, na advocacia, algum cliente com problema de efeito prodrômico? Nunca!

Se a gente não pensar na advocacia como um negócio, que tem que dar lucro, permitir retirada, prospecção de cliente, mapear os concorrentes, não vai para frente, tem pessoas que acham que vida da advogada é glamour, mas na verdade é uma ralação.

Cuidado! Você pode ter 5 mil contatos no LinkedIn, se você publicar uma informação, qualquer conteúdo que seja útil, nenhum cliente vai curtir, porque eles não estão lá. LinkedIn serve para anexar de currículo, para mostrar para o mercado que a gente mudou de área, não é para cliente, não serve para captação de cliente, se eu fosse você não perderia tempo.

Nossa, coloquei no meu LinkedIn que fiz pós-graduação, que eu terminei o meu pós-doutorado! Eu fiz mestrado, doutorado, pós-doutorado em Coimbra, segundo pós-doutorado, em Salamanca, sonhos da minha vida, eu não tive um único cliente a mais por causa desses títulos,

Estudar no exterior hoje tem a função principal de oxigenar a nossa cabeça, começarmos a olhar a realidade do nosso país em outra perspectiva, porque o nosso país vive nessa bipolaridade, mas para advogar.

Muitas pessoas me dizem: Mazza, eu muito advogar em direito tributário, vou fazer uma pós, uma especialização em tributário, que fique claro, pós graduação, especialização não são para profissão, não adianta fazer pós-graduação em tributário, pra começar em direito tributário, serve para contar pontos em concurso, é só teoria, a melhor das teorias não resisti ao primeiro caso que aparecer na prática, não existe advogado teórico, o cliente só quer que você resolva o problema.

O servidor público quer deixar de pagar o valor que estão cobrando a mais da contribuição previdenciária, o policial militar quer que esse período de vigência da quarentena seja contado para fins de benefício previdenciário, ao invés de suspender benefícios na carreira, o empresário quer restituir o valor do ICMS que pagou a mais nos últimos cinco anos, não está nem aí para sua especialização.

 Não adianta ter uma peça enorme, cheia de citação doutrinária, cheia de jurisprudência, o juiz nem lê a petição, no máximo o juiz vai na última página ver qual é o pedido e decidir pelo pedido.

 A quantidade de processos que os ministros do STF têm, que um desembargador tem, que o juiz de primeira instância tem, eles não conseguem dar conta, é humanamente impossível e as pessoas continuam escrevendo petição em latim, continuam com citações quilométricas, com precedentes e precedentes

Tenha objetividade, com textos, exclusivamente, em língua portuguesa, pedido os objetivos, tira as citações, todos os precedentes, deixe as súmulas, se elas existirem e vá direto ao ponto, narrativa dos fatos curta, item do direito, descrição da norma, aplicação ao caso concreto, pedidos com duas ou três linhas, objetividade, se a gente facilitar a vida do juiz é mais fácil de analisar o que está sendo pedido, ele quer segurança e objetividade para tomar as decisões.

 O Instagram é uma ferramenta muito poderosa e teria muita coisa para falar, olhando o Instagram 15 anos, de 2 anos para cá fiz muitos cursos a respeito de marketing digital, alguns cursos específicos.

Erro muito comum de Instagram, para que que serve uma hashtag no Instagram? A hashtag é um indexador, ou seja, é um índice a hashtag, quando é usada, com a pessoa sabendo que ela está fazendo, tem que ter relação com conteúdo do post, porque?

Vamos supor que meu post seja para advocacia de servidor e eu quero que as pessoas que queiram enxergar nesse nicho “advocacia para servidores”, encontrem o meu post, quando alguém digitar “advocacia para servidores” no Instagram, ele vai mostrar os posts que estão tagueados, aí a pessoa clica naquela hashtag, tudo que tiver sobre aquele conteúdo vai aparecendo para ela, só serve para isso.

Por exemplo, você vai subnichar em “servidor”, você vai colocar #servidorpúblico, porque a pessoa que digitar servidor vai achar aquilo. Você pode colocar assim #policiamilitardegoias, porque eu estou dirigindo a minha comunicação para policiais militares de Goiás, meu avatar.

Por curiosidade, pega um post meu, no tema de hoje, sabe quais são minhas tags? Advocacia, advogado, advogada, advogados, direito administrativo, direito tributário, advocacia por amor, advogando, advogatas, advogatos, advogar, advocacia jovem, advogada por amor, advocacia na prática, advogue para servidores públicos. Porque? Porque eu estou falando para advogados, não tem #concursopublico, #segundafase, #escoladomazza, eu estou dirigindo a minha comunicação para o meu avatar, eu só coloquei tags de advogado, porque quando a pessoa digitar advocacia, ela vai ver meu conteúdo ali.

É um índice, hashtag é para buscam, se usar de qualquer jeito, Ok!. vai produzir um efeito qualquer, mas se é para negócio você tem que saber o que você tá fazendo.

Amanhã eu vou falar de outras redes, para fechar nossa semana de prospecção ativa.

 Lembrando que, programação das nossas lives, a programação é dinâmica, porque eu vou recebendo sugestões, então, marketing jurídico, a semana que encerra amanhã, tudo que eu falei já de marketing jurídico, semana que vem é mão na massa, como que a gente aplica todos os conhecimentos. A partir do dia 21 eu já faço mapeamento de oportunidades.

Estamos todos os dias aqui de segunda a sexta 7:07 da noite, por isso que chama advocacia 707, e o objetivo é formar esse time de advogados que estão começando do zero, numa área de direito público ou tributário, ou advocacia para servidores, que são as minhas duas frentes de atuação, os melhores mercados que eu identifico na minha área e ai, mais para frente você me procura para fazer parecer, sustentação oral e participar de grandes causas em regime de parceria e se você for meu aluno, eu repasso o casos para você.

Então é isso, um abraço e até a próxima!

Live transmitida em 10/12 no projeto #advocacia707